• (35) 3829-4671
  • brinquedotecaufla@gmail.com

Histórico

As ações da Brinquedoteca tiveram início no ano de 2017 com ações propostas pelo Projeto “Oficina do Brincar”, coordenado pela Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima com a colaboração da Profa. Dra. Larissa Bulhões, com ênfase na formação de brincantes, alunos do Curso de Graduação em Pedagogia para promoção do brincar no contexto da formação inicial e da escola, sob a articulação do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas – FORPEDI. Nesta ocasião, o projeto do espaço destinado à Brinquedoteca ainda estava em fase de finalização.

No segundo semestre de 2017, houve a finalização das obras do Departamento de Educação e, por consequência, do espaço destinado para a instalação da Brinquedoteca. Assim, estabeleceu-se uma comissão responsável por articular as primeiras ações da montagem do espaço físico da Brinquedoteca, inicialmente composta pelas professoras Francine de Paulo Martins Lima; Ilsa do Carmo Vieira Goulart; e Ellen Gonzaga Lima Souza, a saber: a aquisição de mobiliários, brinquedos e livros de literatura infantil para composição da brinquedoteca.

Feito isso, sob a deliberação de professores, colegiado do Curso de Pedagogia e chefia do Departamento de Educação, as ações da Brinquedoteca passaram a ser coordenadas pela Profa. Francine de Paulo Martins Lima, responsável por dar andamento aos processos de ampliação e aquisição de materiais para o espaço, pela definição da marca “brinquedoteca”, pelas formas de divulgação e comunicação com a comunidade e planejamento das ações a serem desenvolvidas na brinquedoteca junto aos alunos do Curso de Pedagogia, das crianças da comunidade e das instituições educadoras. Somou-se à equipe, professoras das disciplinas afetas à Educação infantil e alunas do Curso de Pedagogia, bolsistas e voluntárias.

Assim, em 23 junho de 2018, a “Brinquedoteca e a Oficina do Brincar”, com o apoio FORPEDI, realizou uma tarde brincante em frente ao espaço da Brinquedoteca e do Departamento de Educação. A ação contou com a condução da equipe da Brinquedoteca e de alunos voluntários do Curso de Pedagogia, vinculados à disciplina “Linguagens expressivas na Educação Infantil” e com a participação de cerca de 300 pessoas: famílias e crianças da comunidade lavrense.

A inauguração do espaço físico da brinquedoteca ocorreu no mês de setembro de 2018, com   a visitação de alunos do Curso de Pedagogia e posterior com o atendimento às crianças da comunidade.