• (35) 3829-4671
  • brinquedotecaufla@gmail.com

Oficina do Brincar

Oficina do Brincar: possibilidade, tempos e espaços dos brincares

Muito são os estudos que têm se debruçado sobre o brincar e as diferentes linguagens infantis, especialmente na sua interlocução com o contexto escolar. Tais estudos chamam a atenção para o reconhecimento das especificidades do desenvolvimento infantil, bem como para a produção de conhecimento e de cultura pelas crianças que emergem pelo e no brincar.

Mas em que tempos e espaços as crianças vêm produzindo cultura e se desenvolvendo nos tempos atuais? Quais são os elementos mediadores que permitem à criança acessar a cultura infantil já produzida e seus diferentes brincares num tempo em que a tecnologia ganha espaço, as relações entre adulto e criança, e até mesmo, criança e criança estão cada vez mais escassas? Qual o papel da escola e dos professores na potencialização e/ou promoção de espaços e tempos para o brincar numa perspectiva de promoção da infância e do desenvolvimento integral da criança?

Frente às tantas indagações é que se insere nosso projeto, cujo objetivo é o de investigar as possibilidades de tempos e espaços do e para o brincar e sua interlocução como uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e promoção da infância.