Ação Brincante “A tartaruga e o lobo”
Inspiradas na música “Tartaruga e o Lobo” de Sandra Peres e Zé Tatit do grupo Palavra Cantada, desenvolvemos a ação Brinquedoteca Universitária Cantos e Contos: a Tartaruga e o Lobo para receber o Núcleo de Educação da Infância (NEDI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e demais escolas agendadas no mês de fevereiro de 2019.
Para elaborar e planejar situações nas quais as crianças integradas nas ações, os estudos que fundamentaram essa oficina se basearam na perspectiva de que a cantação seria um elemento desencadeador de percepções, pensamentos, perguntas, interação, de ampliação do repertório cultural e da expressão de diferentes linguagens.
Toda a ação foi supervisionada pela professora Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA), coordenadora da Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação (DED) da UFLA. A ação foi desenvolvida em 4 etapas: 1 – recepção com brincadeiras de mão, 2 – Cantação de Histórias: A Tartaruga e o Lobo, 3 – Cantação com a participação das crianças, 4 Brincar livre.
A cantação foi musicalizada pelas estudantes que atuam na brinquedoteca universitária e por um professor convidado que realizou a participação com o violão.
Na ocasião, recebemos a visita da EPTV Sul Minas, afiliada da Rede Globo de Televisão para uma reportagem na qual evidenciamos a características de ensino, pesquisa e extensão da brinquedoteca e sua importancia e contribuições para a formação docente e sua interlocução entre universidade e escola. A matéria foi ao ar no Programa Bom dia Cidade e nos Jornais da EPTV 1ª e 2ª Edições. (Confira na Integra)
Ao longo do mês de fevereiro de de 2019 recebemos cerca de 100 crianças em situações brincantes, confira os registros dessas ações:
Acompanhe tudo em nossas redes sociais.
#BrinquedotecaUniversitariaUfla #BrinquedotecaUfla #Ufla #DedUfla #OrgulhoDeSerUfla #PedagogiaUfla #FormacaoDocente #Pedagogia #ForpediUfla #LabForUfla#OficinaDoBrincar #Brincantes #BrinquedotecaUniversitaria
Texto de Isabel Dornelas