Taco ou Bélis
Material
- 2 tacos de madeira
- 1 bola pequena
- 2 “casinhas” (feitas com ripas de madeira)
Formação
Quatro jogadores (duas duplas)
Como brincar
Quatro jogadores, em duplas, alternam os papéis de ataque e defesa.
São utilizados dois tacos de madeira, uma bolinha de borracha e duas “casinhas” construídas com três varetas de madeira apoiadas entre si, num formato de pirâmide.
O campo de jogo é delimitado com a demarcação de dois círculos no chão (“selas”), de aproximadamente 1 metro de diâmetro, onde serão colocadas as “casinhas”, ou outro alvo similar (latas, garrafas plásticas). A distância entre as “selas” varia conforme o espaço disponível e com a força e precisão de arremesso dos jogadores; em geral não ultrapassa uns 10 ou 15 metros.
Realiza-se um sorteio inicial para determinar que dupla fica de posse da bolinha e que dupla fica de posse dos tacos. A dupla que começa com a bola posiciona cada um dos jogadores atrás de uma das “selas”; dessa posição, arremessa a bola na direção da “casinha” oposta, tentando derrubá-la.
A dupla que fica de posse dos tacos posiciona-se na frente das “selas”, com a ponta do taco encostada no chão, sem pisar dentro do círculo, com dois objetivos básicos: evitar que sua “casinha” seja derrubada e rebater a bola o mais longe possível.
Quando isso ocorre, enquanto a dupla de defesa vai recuperá-la, os jogadores de ataque correm um em direção ao outro, “cruzando” os tacos no alto e retornando às “selas”.
Cada “batida” entre os tacos vale um ponto.
A dupla de defesa pode ganhar a posse dos tacos e passar a atacar caso:
- Consiga derrubar uma “casinha” com um arremesso.
- Consiga atingir um jogador de ataque com a bolinha, enquanto ele estiver com o taco fora da “sela”, seja durante a corrida ou durante a própria tentativa de rebater.
- Ocorra o “três pra trás”, que consiste em três tentativas de rebater em que a bolinha toca no taco mas vai para trás, e não para frente.