[REGISTRO] Apresentação de trabalhos no IX ENELUD

Equipe de Brincantes no IX ENELUD

Com a produção de diversos trabalhos a todo vapor, a equipe de brincantes da Brinquedoteca Universitária da UFLA, marcou presença no IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE – IX ENELUD , tendo como tema: “A LIRA DO BRINCAR, Educação, didática e ludicidade”. O encontro tem por objetivos possibilitar aos estudantes, professores universitários e da educação básica e profissionais de outras áreas momentos de reflexão sobre a importância da ludicidade e como esse fenômeno vem se expressando nas práticas pedagógicas e na produção do conhecimento na área educacional.

m.br/

FONTE: https://enelud2020.eventize.com.br/

Nesse encontro a equipe de brincantes socializou dois trabalhos de ações que foram desenvolvidas no contexto da Brinquedoteca Universitária todos orientados pela atual coordenadora Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima. O primeiro, Brincando com elementos da natureza na Brinquedoteca Universitária, foi apresentado pelas brincantes Nayane Prado e Nathalia Garcia. Um relato de experiência sobre o desenvolvimento da proposta que corroborou para a ampliação das experiências sensoriais das crianças pelo contato com distintas texturas de folhas e flores, sementes, hortaliças com cheiros, pedras e criação de carrinhos de café e de máscaras com folhas. Possibilitando a sensibilização para o brincar com a natureza e suas diferentes materialidades, a valorização do protagonismo infantil no ato de criação de seus próprios brinquedos, da corporeidade e expressividade.

Confira nossa apresentação!

Já o segundo trabalho socializado, Brinquedoteca Universitária e a travessia do jacaré: o corpo como elemento lúdico para brincar, apresentado pelas brincantes Kauany Santos, Isadora Santos e Vitória Costa, abordou também em formto de relato de experiência uma ação da Brinquedoteca Universitária que tinha como objetivo oportunizar situações brincantes em que as crianças pudessem brincar utilizando todo o corpo, sendo dirigidas as crianças entre 2 à 6 anos. A ação foi foi realizada tendo como elemento contextualizador o Jacaré, sendo assim as crianças tinham que percorrer todo o circuito evitando as áreas em que os jacarés estavam fixados.

Confira a apresentação!