[REGISTRO] Comemoração de 3 anos da Brinquedoteca Universitária

Comemoração de 3 anos da Brinquedoteca Universitária

Nos dias 25 e 28 de outubro de 2021 tivemos o evento comemorativo de 3 anos da existência da nossa Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, o tema dessa comemoração foi ´´Brincando com arte, mídia e corpo“. Ao longo desses três anos a brinquedoteca tem se configurado como um espaço para desenvolvimento de práticas e atividades que envolvem o brincar voltado à toda comunidade lavrense e também como espaço formador de futuros professores(as) tanto na formação inicial, quanto na formação continuada.

O evento foi realizado pela brinquedoteca universitária em parceria com grupo de pesquisa sobre formação docente e práticas pedagógicas – Forpedi, contou com a participação dos estudantes da disciplina de Linguagens na Educação Infantil: Arte, Mídia e Corpo do 5º período do curso de Pedagogia , bem como docentes da disciplina representados pela Profa Dra Francine de Paulo Martins Lima também coordenadora da brinquedoteca universitária e o professor convidado André Rodrigues. A mediação do encontro foi realizada pela mestranda e docente voluntária Isabel Dornelas.

Durante o encontro o diálogo se pautou a partir das experiências compartilhadas que foram vivenciadas no âmbito da brinquedoteca e os estudantes da disciplina de Linguagens tiveram a oportunidade de compartilhar diversas propostas que surgiram a partir dos estudos e trabalhos desenvolvidos no decorrer da disciplina.

Dando sequência a comemoração, no dia 28 de outubro recebemos a convidada Profa Dra Arte Educadora Yara Almeida tratando sobre a temática ´´Experiências Estéticas e Brincantes com Arte, Mídia e Corpo“ que compartilhou conosco o seu trabalho desenvolvido no âmbito da arte educação em que a dimensão lúdica, o brincar, está sempre presente.

Devido a condição de distanciamento social ambos os encontros ocorreram de forma virtual, transmitido pelo nosso cana no You Tube. Contamos com a participação de pessoas de diversas regiões Boa esperança, Bom Sucesso, Belo, Carrancas, Ijaci, Itumirim, Lambari, Lavras, Luminárias, Macuco de Minas, Nazareno, Nepomuceno, Santo Antônio do Amparo, São João Del Rei, São Lourenço, São Tiago, Três Pontas e Varginha. Foi um momento muito significativo e gratificante, pois além de articular ensino, pesquisa e extensão se configurou como mais um espaço de aprendizagem da docência e de socialização dos conhecimentos e de uma formação comprometida com os brincares.

Acesse nosso canal Brincantes Ded Ufla para conferir todos os detalhes desses encontros.