• brinquedotecaufla@gmail.com

[REGISTRO] II Brincadiquê?

II Brincadiquê? Formação brincante no curso de Pedagogia da UFLA

No mês de março a equipe de brincantes DED/UFLA preparou o II Brincadiquê?. Nesta edição, com a temática “Ressignificando os tempos e espaços para o brincar: o lugar de protagonismo infantil, sendo ofertado um curso de 40h ao longo de 4 encontros presenciais para os estudantes do curso de pedagogia da Ufla, sob a orientação e participação da coordenadora Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA). Neste encontro os assuntos abordados perpassam por todos os principais aspectos sobre o desenvolvimento da infância.

Esses assuntos referem-se ao Brincar de corpo inteiro: criança, infância e os brincares, que traz uma explicação dos conceitos de criança, infância fazendo também o resgate das brincadeiras da cultura infantil. Brincares e a música da cultura infantil que faz uma reflexão sobre a tradição oral dos contos, ressaltando a importância da presença da literatura e do contar histórias para o desenvolvimento infantil, abrangendo os brinquedos cantados, as brincadeiras de mão e de roda, as parlendas e os trava-línguas que se perpetuam durante a vida das crianças fazendo parte da cultura infantil. Quem brinca, brinca de quê? Do brincar genuínos aos espaços e tempos para o brincar temática pensada na questão do brincar com brinquedos estruturados e não estruturados envolvendo os brincos e as canções de ninar, a partir das diferentes faixa etária desde os bebês. Possibilidades de experiências brincantes: oficina do brincar e brinquedoteca universitária esta última temática foi pensada de forma mais prática na qual a partir de todo o repertório adquirido os estudantes teriam a chance de elaborar propostas brincantes no contexto da brinquedoteca e compartilhar com todos os envolvidos.

Contudo com a oferta deste curso esperamos proporcionar aos estudantes do curso de pedagogia a oportunidade de criar reflexões sobre o processo de desenvolvimento da infância e como o brincar se faz presente e primordial neste processo, dando aos estudantes a oportunidade de vivenciar e criar prática exitosas da qual futuramente irão estar comprometidos.

Texto de Beatriz Siqueira