• (35) 3829-4671
  • brinquedotecaufla@gmail.com

[REGISTRO] Repercussão

Repercussão do Projeto Quarentena Brincante

Devido a propagação do novo Coronavírus, a equipe de Brincantes da Brinquedoteca Universitária (DED/UFLA) deu início ao projeto Quarentena Brincante intensificando o uso de suas redes sociais. Com o compartilhamento das dicas brincantes, percebemos que as redes sociais da Brinquedoteca Universitária tiveram aumento de mais de 400 seguidores, mais engajamento e interação com famílias para além do município de Lavras-MG, somando cerca de 600 visualizações nas dicas brincantes. O acesso às brincadeiras por meio da web possibilita a expansão de compartilhamentos com diversas faixas etárias. Além disso, trouxe uma nova perspectiva para a formação da equipe de Brincantes. 

A Brinquedoteca Universitária com seu trabalho e compromisso com uma formação comprometida com os brincares, tem se destacado sendo alvo de várias notícias como no Jornal da UFLA, Portal Lavras 24 horas, ANDIFES, Educa Mais Brasil, Rádio 84.7 FM, Folha da Manhã, Bom Dia Cidade, Reportagem TV Aberta EPTV, Revista Ciência em Prosa, entre outros.

O desenvolvimento do nosso projeto Quarentena Brincante também se destacou e foi assunto de uma das matérias divulgadas pelo Portal de Notícias da UFLA. 

                                                     Clique Aqui para ver a reportagem.

O Projeto Quarentena Brincante foi uma forma encontrada para fazer frente a uma situação tão desafiadora como a do distanciamento social, sendo também desafiador para a equipe de Brincantes que tiveram que buscar novas formas de se adaptar a essa nova realidade.

´´Uma das coisas que mais me desafiaram na quarentena Brincante foram as edições dos vídeos, como nunca havia feito isso antes tive de me aventurar pelas novas tecnologias e adquirir conhecimentos à medida que lidava com essas ferramentas. Desbravar esse mundo não foi fácil, no começo as edições eram feitas por tentativa e erro, ficavam horas na mesa de edição e exigiam grande esforço. Eu conhecia poucos aplicativos de edição e mal sabia usá-los. Diante disso percebi que precisava refinar esses processos e comecei a pesquisar tutoriais de edição e novos aplicativos, aos poucos fui me familiarizando com as mídias de comunicação. É interessante que eu nunca havia me imaginado fazendo o que faço hoje,  a quarentena Brincante me reinventou, o novo contexto trouxe a necessidade de se pensar em novos caminhos, observando  o meu desenvolvimento destaco o quanto a busca pelo conhecimento e  perseverança são fundamentais para a prática pedagógica reflexiva.“ (Brincante Nayane Prado)

´´No que diz respeito às gravações e preparações, a princípio foi bem desafiador, uma vez que há todo um processo de enquadrar a câmera, realçar o melhor ângulo, captar a melhor luz, organizar os cenários dentre todo um conjunto de estratégias e dinâmicas que tivemos que aprender para produzir o vídeo, mas como tudo é questão de costume, com o tempo fui me adaptando e aprimorando cada vez mais minhas técnicas e manuseios. Após este processo, precisávamos enumerar as brincadeiras e organizá-las para postagem, que para mim foi um dos processos mais desafiadores, pois, não é apenas escolher algo aleatório na internet e refazê-lo, a todo um processo de filtragem e escolhas que nós como brincantes e futuras pedagogas precisamos levar em consideração, como por exemplo, o protagonismo infantil (será que essa brincadeira coloca a criança como protagonista de sua ação? É algo pronto? Dado? Ou adaptável?).“ (Brincante Isadora Santos)

Contudo, com o aumento de seguidores em nossa mídias sociais consideramos que temos conseguido alcançar nossos objetivos, buscando sempre priorizar o protagonismo infantil para que as crianças tenham cada vez mais reservado o seu direito de brincar e a possibilidade de desenvolver-se brincando. 

 

Texto de Beatriz Siqueira