Circuito Brinquedoteca Universitária: a travessia do Jacaré
No mês de maio um grande jacaré se instalou na brinquedoteca e para chegar lá dentro as crianças tinham que passar por todo o circuito sem cair na boca do jacaré. Na ação do mês de maio de 2019, Circuito Brinquedoteca Universitária: a travessia do Jacaré, trabalhamos os aspectos psicomotores, notadamente brincadeiras envolvendo a bipedia e quadrupedia. A preparação do circuito tinha por objetivo possibilitar as crianças o deslocamento com destreza ao andar, correr, rastejar e pular, desenvolver o equilíbrio, a agilidade e a noção espacial além de favorecer a criação do sentimento de confiança nas crianças em seus próprios movimentos motores.
Após este momento as crianças fizeram uma exploração do espaço brincante da brinquedoteca, fazendo uso de toda a sua criatividade na utilização dos objetos e dos brinquedos do espaço.
Neste mesmo dia também foi realizada a contação de história ´´A casa sonolenta“ (Andrey Wood) realizado pela professora Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA), coordenadora da Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação (DED) da UFLA, contando com a participação ativa das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e o gosto pela leitura. Contudo a ação foi realizada em 5 momentos: 1 – acolhida com apresentação do circuito brincante; 2 – exploração do circuito brincante; 3 – brincar livre; 4 – contação de história: ´´A casa sonolenta“; 5 – finalização com o canto da música: ´´O Jacaré passeando na lagoa“.
Texto de Beatriz Siqueira